Mais saúde Menos doença

Bem Vindos!!!!!!!!!!!!!!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O uso do Protetor Solar e o câncer


Segundo estudiosos o protetor solar ajuda na produção de vitamina D, que contribui para uma pele saudável e bonita. Mas então por qual motivo devemos usar protetor solar? Eis a pergunta que não quer calar, afinal Sol faz bem a pele, mas não exposição descontrolada pois assim os raios solares irão fazer mal a pele e poderá causar uma leve queimadura até mesmo um câncer de pele, . Quando a quantidade de energia absorvida é superior à dose tolerável, os riscos são inevitáveis. As principais radiações solares são:
  • Raios infravermelhos - Responsáveis pela sensação de calor e desidratação da pele durante a exposição ao sol;
  • UV-A - Bronzeiam superficialmente, porém, contribuem para o envelhecimento precoce da pele, induzido pela exposição ao Sol prolongada;
  • UV-B - São consideradas mais lesivas que as radiações UV-A. Em excesso, causam eritema (queimadura solar), envelhecimento precoce e câncer de pele, atingindo, principalmente, pessoas de pele clara;
  • UV-C - São absorvidas pelas camadas mais altas da atmosfera e estratosfera e, raramente, atingem a superfície terrestre. São bastante prejudiciais, não estimulam o bronzeamento e causam queimaduras solares e câncer.
Nos raios solares existem determinadas radiações que podem alterar o DNA e provocar câncer de pele. A natureza criou um mecanismo que é capaz de proteger o núcleo das células da pele dos raios solares danosos que podem alterar o DNA. Esse mecanismo é o sistema de Melanina. A Melanina é um pigmento escuro que existe nas células da pele. Quando estamos expostos ao sol, este pigmento se move e forma uma proteção em torno do núcleo da célula.
Esse movimento da melanina para proteger o núcleo celular é que origina cor quando bronzeada.
Algumas pessoas também se perguntam a diferença entre bronzeador, protetor solar e bloqueador solar. O filtro solar ou protetor solar ou bloqueador solar é uma loção que visa proteger a pele dos raios nocivos do sol (raios ultravioletas).
Mas qual a diferença entre bloqueador solar, protetor solar e bronzeadores?
  • Bloqueadores solares: apresentam FPS maiores que 20 e é idicado para pele mais sensível.
  • Protetores solares: apresentam FPS entre 15 e 20 é mais indicado para pele menos sensível e permite bronzeado.
  • Bronzeadores: apresentam FPS menores que 15, mão protege a pele dos raios UV
  • Os melhores protetores  são os que protegem contra os raios UVB – Que causa queimadura solar e os que protegem contra os raios UVA – Contra envelhecimento da pele de maneira prematura.
Mas e o bronzeamento é diferente da queimadura?
Sim. Pois, O bronzeamento é uma defesa contra as radiações solares, que estimulam o organismo a produzir melanina, um pigmento natural da pele, reduzindo, com isso, a penetração das radiações UV-A e UV-B. Já a queimadura o indivíduo sente um leve ardor dependendo do seu grau.
Por isso devemos usar protetor solar, para não passar por esse problema de queimadura na pele.  Para cada tipo de pele existe um fator que deve ser usado.  O fator de proteção solar está diretamente ligado ao tipo de pele e não à parte do corpo exposta ao Sol. Por exemplo: um protetor de fator 15 permite exposição ao sol 15 vezes maior que sem o uso do protetor solar.
Segundo pesquisa de hábitos e atitudes realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC - os protetores solares têm índices de consumo no mercado brasileiros bastante baixos em relação ao seu público alvo, ficando em torno de 32%.
Vale ressaltar que o uso do protetor solar não é exclusividade da pele branca, mas de todas as “cores” de pele. E o que grande parcela da população brasileira não sabe é que o uso do protetor solar é condição primordial não apenas para se freqüentar a praia ou a piscina. O sol, mesmo nos dias de mormaço, não poupa a pele de seus raios nocivos. Por isso, dermatologistas orientam para o uso diário do protetor solar, talvez seja por isso que o câncer de pele no Brasil cresce de maneira gradativa.
São três os principais tipos de câncer de pele o carcinoma basocelular (CBC), o carcinoma espinocelular (CEC) e o melanoma maligno (MM).
·         O CBC e o CEC são os tipos de câncer mais relacionados à exposição solar e ocorre principalmente nas regiões mais foto expostas, como rosto, pescoço, antebraços e mãos.
·         Melanoma maligno é o tipo de câncer mais agressivo e está relacionado a queimaduras solares dolorosas e com bolhas.
Os principais fatores de risco são de pele clara, cuja proteção natural conferida pela melanina (pigmento natural ativado pela radiação solar) é menor, exposição excessiva ao sol sem proteção e história familiar ou pessoal de câncer de pele. O auto-exame é muito importante para detectar de forma precoce o aparecimento de um carcinoma ou mesmo de um melanoma. Atenção às mudanças de cor, tamanho e forma das “pintas”, principalmente nas áreas mais expostas, é fundamental.
Mas quanto mais cedo detectado o câncer de pele, maior a chance de cura.
Então, procure sempre proteger a pele seguindo as seguintes dicas:
  • Use sempre um filtro solar com FPS 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre o reaplicando após mergulhar ou transpiração excessiva. (saiba mais sobre filtros solares e FPS)
  • Use chapéus e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar, pois parte da radiação ultravioleta reflete-se na areia atingindo a sua pele.
  • Evite o sol no período entre 10 e 15 horas.
  • A grande maioria dos cânceres de pele localiza-se na face, proteja-a sempre. Não se esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.
  • Procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.
  • Faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas.
  • Cuide sempre de sua pele procure o medico dermatologista ou orientação farmacêutica.
Obrigada pela atenção, mil bjocas e até a próxima!

3 comentários:

  1. Vanesca adorei de verdade essa materia sobre protetor solar e cancer é muito importante pq a população não se preocura msm com a pele não eu msm não tenho esse cuidado de passar antes de ir algum lugar e o pior é q quando comeca as aulas corremos de um lado a outro para assistir aula e mais uma vez estamos espostas as radiaçoes muito obrigado por esclarecer muitas duvidas sucesso no seu blog Deus de abencoe

    ResponderExcluir
  2. eu gostei dessas informaçoes sobre o protetor solar eo cancer de pele. esse brlog é muito informatico

    ResponderExcluir
  3. Nescaa, o blog tá cada vez melhor, as informações sobre câncer de pele e sua prevenção estão ótimas.

    ResponderExcluir