Mais saúde Menos doença

Bem Vindos!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Medicameto Genérico, Similar ou de Referência. Qual a diferença?

Bom, grande parcela da população sempre fica na dúvida sobre medicamento, se o similar é o mesmo genérico ou se o genérico faz o mesmo efeito do medicamento de refenrência. Mas e aí? O que medicamento devemos comprar?
Boa pergunta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! rsrsrsrs
.
Segundo a ANVISA, o medicamento de referencia, é o inovador, o pioneiro se é que me entendem. Ele é registrado no órgão federal responsável pela vigilancia sanitaria, é comercializado em todo país e sua eficácia é comprovada em estudos clínicos. Já os medicamentos similares e genéricos são considerados "clones" dos de referencia e para que eles sejam registrados é necessário apresentação dos estudos de biodisponibilidade relativa e equivalência farmacêutica. 
Medicamento de Referência e Medicamento Similar
 Alguns médicos não acreditavam ou não acreditam na eficácia do medicamento similar, por que foi apartir de 2003 que os medicamentos similares passaram a ter obrigatóriedade de apresentar esses testes. Tal procedimento passou a ser obrigatório com a publicação da resolução RDC 133/2003 e resolução RDC 134/2003, com essas resoluções é necessário para comprovar que o medicamento similar possui o mesmo comportamento no organismo (in vivo), como o
o medicamento similar possui o mesmo comportamento no organismo (in vivo), como possui as mesmas  caracteristicas de qualidade (in vitro) do medicamento de referência.
Medicamento Genérico
Os medicamentos similares e genéricos passam por testes de controle de qualidade que asseguram a manutenção da qualidade dos lotes industriais produzidos. 
Mas o medicamento similar pode diferir  em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.
Os medicamentos similares já registrados segue uma ordem de prioridade ( antibioticos, antineoplásicos, antiretrovirais ou até mesmo alguns com principios ativo), já estão adequado após a renovação da RDC 133/2003 e RDC 134/2003. Os outros medicamentos têm que apresentar o teste de biodisponibilidade relativa na segunda renovação do registro, Sendo que até 2014 todos os medicamentos similares já terão a comprovação da biodisponibilidde relativa. 

Mas então, o que se percebe é que os medicamentos genéricos e similares contribuem para o acesso ao medicamento, além de fortalecer a industria nacional de medicamento.
Quanto a que medicamento se deve usar, se o de Referência, Genérico ou Similar? Essa resposta fica de acordo com o que você achar que melhor lhe convem, desde que seja sob prescrição médica ou orientação farmacêutica.



















5 comentários:

  1. mto bommmmmmmmmmmmmmmmmm...bju, juli

    ResponderExcluir
  2. oi van ,coloca ai uma reportagem sobre olheiras e o novo tratamento que está no mercado ok !!!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito dassa informaçao sobre remedio similar e generico.

    ResponderExcluir
  4. Quais as caractéristicas da embalagem de um medicamento similar???? Agradeço desde já se poder me responder esta pergunta! Obg! :d

    ResponderExcluir