Mais saúde Menos doença

Bem Vindos!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Medicamento, Droga e Remédio.

As pessoas se confundem sempre medicamento, com remédio, com droga. 
Será que uma droga pode ser um medicamento? Será que um medicamento é um remédio. E o medicamento é uma droga? Ô duvida cruel!!!!!!!!!
Pois bem, segundo a ANVISA, droga é a substancia ou matéria-prima que tem a finalidade medicamentosa ou sanitária. Já medicamento é um produto tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa ou paliativa, ou fins diagnosticos e o remédio é qualquer substancia ou recurso utilizado para curar.
Mas e o remédio, não é medicamento? 
Claro que não.
Então se eu estiver com uma dor de cabeça e chamar uma benzedeira para  rezar isso é um remédio, a prática de um exercício pode ser considerada um remédio. Muito diferente de um medicamento que passou por vários testes para chegar a ser vendido com credibilidade, um chá é um remédio, mas um comprimido para dor de barriga é um medicamento, ambos tem em comum aliviar os sintomas. Já a droga ela tem o poder de modificar uma ou mais funçoes do organismo. O efeito dos medicamentos é causado, geralmente, por um dos componentes da preparação farmacêutica, eventualmente por dois ou mais componentes, que constituem uma "associação medicamentosa". O componente responsável pelo principal efeito é denominado fármaco, droga, princípio ativo, substância ativa ou medicamento.
Bom, esta foi só uma maneira de esclarecer um pouco as dúvidas sobre estes três termos, sendo que vale ressaltar que "remédio" não deve ser comprado aleatóriamente através de um propaganda, o certo é você sempre cuidar da saúde e tomar medicamentos prescrito pelo médico ou orientado pelo farmacêutico.

Cuide bem da sua saúde, tente ir ao médico sempre que preciso ou busque orientação farmacêutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário