Este blog tem como finalidade falar um pouco sobre algumas dúvidas que cercam a saúde.
Mais saúde Menos doença
Bem Vindos!!!!!!!!!!!!!!
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
domingo, 30 de janeiro de 2011
O que é saúde?
Bom hoje, decidi fazer um breve comentário sobre saúde.
Por que é a primeira postagem e como este blog é destinado a falar um pouco sobre saúde e doença, prefiro comentar sobre saúde.
Mas afinal o que é saúde?
Exitem vária definições para saúde.
Algumas pessoas acham que saúde é apenas não ter doença, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde): saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social.
Nesta definição ter saúde em grande parcela das vezes, não depende apenas dos médicos, exames periódicos mas sim do meio ambiente, estilo de vida se tivermos de ampliar o sentido de ter saúde ou seja a nossa saúde depende do meio em que vivemos e tambem a maneira com que nos relacionamos com os outros.
No dicionário de termos técnicos de medicina e saúde, organizado por Luís Rey (ed. Guanabara Koogan), pode ser encontrada a seguinte definição de saúde:
“saúde é uma condição em que um indivíduo ou grupo de indivíduos é capaz de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente. A saúde é um recurso para a vida diária, e não um objetivo de vida; é um conceito positivo, enfatizando recursos sociais e pessoais, tanto quanto as aptidões físicas. É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares, profissionais e sociais; pela habilidade para tratar com tensões físicas, biológicas, psicológicas ou sociais com um sentimento de bem-estar e livre do risco de doença ou morte extemporânea. É um estado de equilíbrio entre os seres humanos e o meio físico, biológico e social, compatível com plena atividade funcional.”Ter saúde na atualidade é ter qualidade de vida. Mas como ter qualidade de vida na correria do dia-à-dia?
- Aprender a administrar o tempo;
- Relevar as pressões do dia-á-dia;
- Aceitar as diferenças
Esses três requisitos são prioridades para se viver bem. Mas esta é a parte "mental" ou pisicosocial, e o corpo?
Praticar ativiade física já é um começo, boa alimentação (alimentação saudável),é claro que tem aquelas pessoas que não têm condiçoes de fazer tudo isso, alinhar boa alimentação com atividade fisica. Aí meus amigos eu não sei, mas o que se percebe é que a condição financeira influencia na qualidade de vida, de qualquer ser humano.
Mas se considerarmos todos esses aspectos o termos saúde fica cada vez mais longe de grande parcela da população brasileira. Mas o ponto de vista da OMS, é muito importante para que possamos ampliar a visão sobre saúde e doença, pois o que desequilibra a nossa saúde, também pode influencia-la negativamente.
Assinar:
Postagens (Atom)